O Detran do São Paulo, assim como cada um dos detrans do Brasil, possui suas particularidades e questões próprias. Nesse guia que preparamos para você, você conhecerá tudo sobre o Detran SP e ainda poderá tirar todas as suas dúvidas na seção FAQ.

Passaremos por pontos como:

  • Simulado;
  • IPVA;
  • Multas;
  • Licenciamento;
  • Renavam; e
  • Telefone.

Veja abaixo cada um desses pontos e obtenha exatamente o que deseja.

Simulado Detran SP

O simulado do Detran, como o nome mesmo já diz, é uma simulação eletrônica da prova teórica que você fará caso você esteja tirando a sua CNH ou renovando-a.

O Simulado consegue atualizar e informar o aluno para o teste escrito do DETRAN de SP. O simulado eletrônico do Departamento Estadual de Trânsito de SP pode ajudar especialmente aqueles alunos do CFC que se sentem inseguros quanto à prova, pois o simulado pode ser feito quantas vezes desejar, o que é uma boa técnica para estar pronto no dia da prova teórica.

A prova teórica possui no total 30 questões, de múltiplas escolhas, dentre essas afirmações apenas uma afirmação será considerada como correta, além disso, é necessário que seja assinalada apenas uma questão como correta. Suas dúvidas foram resolvidas? Se sim, continue lendo e acompanhando nossa página.

Licenciamento

Além do Imposto IPVA, existe uma na qual os donos de automóveis devem prestar contas: é a taxa do licenciamento do veículo. Assim como o IPVA, o licenciamento São Paulo é uma taxa anual, que dá permissão ao veículo a rodar pelas ruas, atestando completamente que o automóvel está conforme as guidelines de segurança.

As datas e procedimentos para o pagamento do licenciamento normalmente é feita em forma de rodízio por meio de boleto na rede bancária, podendo também ser feito de forma antecipada, juntamente com o pagamento do IPVA em São Paulo.

IPVA

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), é cobrado anualmente. Nada mais é que um percentual sobre o valor do veículo, (um imposto do veículo) definido pelas unidades da federação. Para a prestação de contas quanto à esse imposto é determinado um período de tempo, normalmente sendo entre o período de janeiro e março.

Essa taxa sobre o automóvel precisa ser paga sem distinção de veículos, como motos, caminhões, carros, tratores, entre outros. É importante lembrar que sem o pagamento desse imposto o veículo passa de regular a irregular, ficando impedido de rodar em qualquer via, rua ou rodovia, logo, em todas as outras áreas do Brasil através do Departamento Estadual de Trânsito, que nesse caso, está em SP.

Ademais, o dono automóvel que não pagou o IPVA, está sujeito a ser punido pelo DETRAN, tais como: pagamento de multas, consumo de pontos na carteira de habilitação e como maior penalidade, a recolhimento do automóvel.

Os proprietários dos veículos têm escolha entre pagar tudo de uma única só vez ou parcelar. Antes de fazer o pagamento será necessário a consulta do valor, a boa notícia é que esse processo pode ser realizado através da internet. Siga os passos:

  • Acesse o site da Secretaria da Fazenda SP: ipva.fazenda.sp.gov.br/ipvanet/;
  • Selecione a opção: Consulta de débitos do veículo;
  • Informe a placa do automóvel e o número do RENAVAM;
  • Clique no botão “Enviar”.

Simples assim, em instantes você já saberá o valor e logo decidirá qual o método de pagamento.

Multas

Se você acha que acabou cometendo alguma infração no trânsito, agora, você poderá consultar e ter mesmo a certeza, ou se for o caso, recorrer uma multa que você considere injusta. Esse procedimento de visualização de infrações no seu nome pode ser feito mesmo pela internet e o melhor é que o serviço é totalmente gratuito e 100% seguro.

O procedimento é simples, a pessoa deverá entrar no site do Detran SP e digitar a placa do seu veículo ou o código do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores), que é encontrado no documento do veículo, por fim digitar um código de verificação que o próprio site oferece para verificação contra robôs.

Agora, se você prefere consultar pessoalmente, basta ir ao Detran mais próximo de sua casa em São Paulo, levando os seguintes documentos:

  • CNH junto com o seu CPF, e então solicitar o serviço e logo você receberá o seu extrato.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *