Acompanhe aqui todas as informações sobre o IPVA Rio de Janeiro 2019, como consultas no Detran e Sefaz, tabelas de vencimento, como obter descontos e pagamento parcelado.

Muito em breve os proprietários de veículos do Estado do Rio de Janeiro, na região nordeste do país, receberão as primeiras informações a respeito do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA Rio de Janeiro 2019.

Para o próximo ano não é aguardada nenhuma mudança nas regras do imposto em relação aos últimos exercícios.

Dessa forma, os contribuintes cariocas poderão contar com os mesmos prazos para pagamento, opções de parcelamento e concessão de descontos em caso de pagamento à vista.

Mais uma vez o valor a ser pago pelo imposto deve ser um pouco menor para proprietários de veículos usados, pois o valor devido é calculado de acordo com o valor de marcado do veículo, que normalmente cai de um ano para outro.

Sobre os valores venais dos veículos, indicados pela Tabela Fipe – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, é adotada a alíquota correspondente, que varia de acordo com a categoria do veículo, conforme abaixo:

  • 2,5% para automóveis, camionetes, camionetas e utilitários;
  • 1% para ônibus, micro-ônibus, caminhões/locadoras, motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos até 125 cilindradas;
  • 2% para motocicletas, motonetas, ciclomotores, triciclos acima de 125 cilindradas;
  • 1,5% para aeronaves
  • 2,5% para embarcações e outros modelos

Consulta e 2 Via IPVA

Os contribuintes receberão, de acordo com a Secretaria de Estado da Fazenda – SEFAZ, os boletos para pagamento em suas residências. Porém, caso tenha problemas no recebimento, será possível emitir a 2 Via do IPVA Rio de Janeiro 2019 no site oficial da pasta, no link.

Neste endereço, além de imprimir a guia de pagamento do imposto, será possível fazer a consulta de débitos do veículo, bastando informar placa e RENAVAM.

Pagamento e Descontos

A SEFAZ oferece duas opções de pagamento no Estado do Rio de Janeiro, sendo somente uma delas com direito a descontos:

  • Pagamento à vista do IPVA 2019, no vencimento da primeira parcela, em fevereiro, com desconto de 5% sobre o valor total.
  • Pagamento parcelado em quatro vezes, com parcelas com valores iguais e vencimentos em fevereiro, março, abril e maio, mas sem direito a descontos.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *